quinta-feira, 3 de junho de 2010

GESTÃO ORGANIZACIONAL

MATRIZ SWOT

Conceito

A matriz SWOT é uma ferramenta usada no planejamento estratégico, que permite encontrar as forças e fraquezas de uma empresa, bem como as oportunidades e ameaças de mercado. O termo SWOT é uma sigla inglesa, cuja criação é atribuída a Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School, consiste num modelo de avaliação da posição competitiva de uma organização no mercado. Essa avaliação da posição competitiva é efetuada através do recurso a uma matriz de dois eixos (o eixo das variáveis internas e o eixo das variáveis externas), cada um dos quais composto por duas variáveis: pontos fortes (Strenghts) e pontos fracos (Weaknesses) da organização; oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats) do meio envolvente.
A idéia central da análise SWOT é avaliar os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças da organização e do mercado onde ela está atuando. Sua importância no apoio à formulação de estratégias deriva de sua capacidade de promover um confronto entre as variáveis externas e internas, facilitando a geração de alternativas de escolhas estratégicas, bem como de possíveis linhas de ação.
Ao construir a matriz as variáveis são sobrepostas, facilitando a sua análise e a procura de sugestões para a tomada de decisões, sendo uma ferramenta imprescindível na formação de Planos de Negócio e na definição de Estratégias.
Abaixo é efetuada a representação gráfica da matriz, com as sugestões genéricas para cada um dos quadrantes que a compõem.



Análise SWOT – Ambientes Interno e Externo

Como já foi dito anteriormente, a análise é dividida em duas partes: o ambiente externo e o ambiente interno à organização. Esta divisão é necessária porque a organização tem que agir de forma diferente em um e em outro caso.
O ambiente interno pode ser controlado pelos dirigentes da organização, já que ele é o resultado de estratégias de atuação definidas pela própria empresa. Desta forma, quando percebemos um ponto forte em nossa análise, devemos ressaltá-lo ainda mais; quando percebemos um ponto fraco, devemos agir para controlá-lo ou, pelo menos, minimizar seu efeito.
Já o ambiente externo está totalmente fora do controle da organização. Isso não significa que não seja útil conhecê-lo. Apesar de não podermos controlá-lo, podemos monitorá-lo e procurar aproveitar as oportunidades da maneira mais ágil e eficiente e evitar as ameaças enquanto for possível.
A análise SWOT deve ser realizada de maneira formal, uma vez por ano, mas as informações mais importantes devem ser monitoradas constantemente.

Considerações Finais

Depois de ter realizado uma análise SWOT, a organização pode:
• estabelecer metas de melhoria dos itens que tenham sido considerados prioritários e de baixo desempenho;
• estabelecer metas relacionadas à forma de atuação no que diz respeito ao aproveitamento de oportunidades;
• estabelecer quais as ações que serão importantes para evitar os efeitos de eventuais ameaças.
Estas metas serão a base do planejamento anual de atividades da organização. A análise SWOT é, portanto, um instrumento de fácil aplicação e pode ser de grande utilidade no planejamento das organizações.

“Concentre-se nas forças, reconheça as fraquezas, agarre as oportunidades e proteja-se contra as ameaças” . (Sun Tzu)