quinta-feira, 16 de abril de 2009

TGA I - Resumo: Mercado Cheio de Estilo

O mercado da moda não é constituído apenas por beldades magérrimas que abrilhantam e dão corpo às coleções no desfile. Nos bastidores, profissionais especializados suam a camisa para que as estrelas do espetáculo continuem com o glamour inerente à moda. São maquiadores, estilistas, assistentes e produtores de moda que contribuem para o sucesso do evento. Com o crescimento da indústria da moda, a beleza cedeu-se à profissionalização.

Apesar da profissão de modelo ser o sonho de muitas adolescentes, a realidade não é tão divertida como parece, o dia-a-dia da modelo se traduz numa preocupação constante com a pele, cabelo e corpo, por meio de alimentação balanceada, com acompanhamento de nutricionistas. Após a seleção, muitas das vezes escolhidos por olheiros de agências, as modelos passam por curso de formação de passarela, expressão facial, aulas de etiqueta social, maquiagem e fotogenia.

O iniciante que imagina ter a conta bancária recheada deve ter cautela, pois os cachês ficam entre 300,00 e 400,00, seja em Brasília ou São Paulo. Muitos profissionais de Brasília, com a esperança de fazerem a carreira no exterior, migram para São Paulo, já que por lá estão concentradas filiais de agências das mais influentes do mundo.

A crise econômica mundial também chegou ao mercado da moda, afetando com redução dos cachês, e quanto maior e melhor formação mais acessível estará ao mercado. Mas nem todos os caminhos levam à passarela e nem menos importante, pois o setor da moda engloba muitos profissionais que atuam nos bastidores, como professores de passarela, maquiadores, produtores de moda etc. Na formação de alguns profissionais da moda exige-se conhecimento sobre a história da vestimenta, modelagem ou tecnologia têxtil.

Quanto mais qualificado maiores serão as oportunidades de se tornar um profissional bem-sucedido. Em Brasília tem o IESB, a Faculdade AD1 e a UNIEURO que formam profissionais graduados relacionados à moda.



MENDES, Priscila. Mercado Cheio de Estilo. Correio Braziliense. Brasília, 2009. Caderno Trabalho & Formação Profissional., p. 1 e 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário