sábado, 6 de junho de 2009

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS II - Trabalho: Pontuação

1 CONCEITO DE PONTUAÇÃO
É o conjunto de sinais gráficos que indicam na escrita as pausas da linguagem oral.

2 TIPOS DE PAUSA
As pausas rítmicas, que se assinalam na pronúncia por inflexões, características e na escrita por sinais especiais, são de três tipos:
2.1 Pausa indicativa de que a frase ainda não foi concluída. Marcam-na:
a) a vírgula ( , ) ;
b) o travessão ( - );
c) o parêntese ( );
d) o ponto-e-vírgula ( ; ); e
e) os dois pontos ( : ).

2.2 Pausa indicativa do término do discurso:
a) o ponto simples;
b) o ponto final; e
c) o ponto parágrafo.

2.3 Pausa indicativa de um estado emotivo ou intenção:
a) o ponto de interrogação ( ? );
b) o ponto de exclamação ( ! ); e
c) as reticências ( ... ).

3 SINAIS DE PONTUAÇÃO
3.1 Ponto ( . )
a) empregado geralmente para indicar o final de uma frase declarativa ou de um período:
Ex.: A partida de basquete foi emocionante.

b) emprega-se também o ponto nas abreviaturas:
Ex: Sr. (Senhor), d.C. (depois de Cristo), E.V. (Érico Veríssimo).

3.2 Vírgula ( , )
3.2.1 Empregada-se:
a) nas datas e nos endereços:
Ex.: Itu, 5 de maio de 1985.
Av. Marquês de São Vicente, 1697.

b) em termos independentes entre si:
Ex.: O cinema, o teatro, a praia e a música são as suas diversões.

c) no vocativo e no aposto:
Ex.: Meninos, prestem atenção!
Norberto, o meu vizinho, é o síndico do prédio.

d) em certas expressões explicativas como: isto é, por exemplo:
Ex.: Ontem teve início a maior festa da minha cidade, isto é, a festa da padroeira.

e) para separar adjuntos adverbiais:
Ex.: Hoje, Padre Lucas me falou de ti com entusiasmo.
Ele vai, pouco a pouco, assumindo o papel que era do pai.

f) para separar orações adverbiais:
Ex.: Quando acabou de corrigir as provas, ainda chovia.

g) com certas conjunções:
Ex.: Isso, entretanto, não foi suficiente para agradar o diretor.

h) para separar partes de um provérbio
Ex.: O que os olhos não vêem, o coração não sente.

i) para indicar a elipse de um termo:
Ex.: Uns dizem que ele foi aprovado, outros, que foi reprovado.


3.2.2 Macetes:
a) nunca use uma virgula entre Sx, Vx e Cx:
S - Sujeito
V - Verbo
C - Complemento

b) se algo se intrometer (TI*), deixe-o entre vírgulas:
S, TI, V, TI, C
* TI = Termo intrometido, intercalado.

c) mas, porém, pois, portanto:
Sempre com a vírgula antes da conjunção.

3.2.3 Não deve ocorrer vírgula:
a) entre VERBO e SUJEITO;
b) entre VERBO e COMPLEMENTOS VERBAIS;
c) antes de “e”, “nem”, “ou” (salvo casos previstos);
d) antes de orações subordinadas substantivas.

3.3 Dois pontos ( : )
a) para indicar citações:
Ex.: Disse Rui Barbosa: “não há justiça sem Deus”.

b) para indicar enumeração:
Ex.: Eis os três grandes médicos infalíveis: a alegria, o exercício suave e a refeição frugal.

c) antes de orações apositivas:
Ex.: Este é o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros.

3.4 Aspas ( " " )
a) para indicar citações:
Ex.: "Não julgueis, para que não sejais julgado".

b) com sentido pejorativo:
Ex.: Sim, eu sei que ele era “inteligente”.

c) para indicar gíria inevitável:
Ex.: Os garotos estavam disputando uma renhida “pelada”.

d) para palavra de origem estrangeira inevitável:
Ex.: Esse rapaz esta se transformando num verdadeiro “playboy”.

3.5 Travessão ( - )
a) para indicar a fala dos interlocutores nos diálogos:
Ex.: - Por que sujas a água que eu bebo?

b) para indicar trajetos:
Ex.: A estrada Belém-Brasília.

c) para destacar termos explicativos enfáticos:
Ex.: Uma palavra – LIBERDADE – te converte em escravo.

3.6 Reticências ( ... )
a) para indicar continuação do pensamento:
Ex.: Água mole em pedra dura...

3.7 Parênteses ( )
a) para encerrar orações, ou termos explicativos, alheios à frase:
Ex.: Esse movimento (o que já havíamos estudado) causa grandes perturbações.

3.8 Ponto de Exclamação ( ! )
a) nas interjeições, expressões ou frases que indiquem exclamação:
Ex.: Oh! Que saudades que eu tenho da aurora da minha vida!


3.9 Ponto de Interrogação ( ? )
a) no fim de uma interrogação direta:
Ex.: Até quando, Catilina, abusarás de nossa paciência?

3.10 Ponto e Vírgula ( ; )
a) para separar orações ou termos coordenados extensos:
Ex.: O corpo é sombra, é transitório e vai-se, a alma é luz, é permanente e fica.

b) nos diferentes considerandos ou itens:
Ex.: Considerando que...; considerando que...Resolvo: (...)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS

MESQUITA, Roberto Melo; MARTOS, Cloder Rivas. Gramática Pedagógica. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 1988.
CAVANA, Daniel Dario. Difusão do Ensino Atual: Ensino Fundamental, Médio e Vestibular. São Paulo: Edital, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário