sábado, 20 de junho de 2009

TGA I: Resumo - Sem Alternativa para a Vocação

Se a dificuldade em escolher um curso parece ser uma tarefa difícil, imagine então o que os estudantes terão pela frente com a adoção do novo ENEM que algumas universidades adotarem anunciado pelo Ministério da Educação.
O estudante que tem nota superior a mencionada no curso escolhido como primeira opção, poderá optar por outras alternativas de cursos e instituições previamente escolhidas. Num primeiro instante parece interessante, mas muitos jovens não conseguirão fazer as opções de carreiras afins, podendo ocorrer desistência no futuro, é o que questiona o Presidente do Instituto de Pesquisas Avançadas em Educação (Ipae).
Outros observadores acreditam que é possível, diante de tantas opções, escolher cursos similares e não sair perdendo, como exemplo na área de medicina, biomedicina e biologia, com aproveitamento de créditos e tentar de novo o curso desejado.
Com o novo sistema, o candidato deverá ter uma boa estratégia e antecipar-se no preparo para o certame, ou seja, família e escola são imprescindíveis neste momento, com orientações adequadas aos jovens, promoção de visitas às universidades e mostrar a realidade do mercado com dados de empregabilidade.
Instituições de ensino, como o colégio Galois, tem Projetos de Orientação Profissional, que auxiliam os jovens a descobrirem através de testes vocacionais suas verdadeiras aptidões.
Mesmo com todo a ajuda de familiares, profissionais e da escola o aluno notar que a sua escolha não foi a ideal, os especialistas recomendam recorrer ao bom senso, ou seja, o universitário precisa saber decidir até que ponto o investimento numa carreira é viável, já que no mercado competitivo não há espaço para pessoas frustradas, desorientadas e deprimidas.

MENDES, Priscila. Sem Alternativa para a Vocação. Correio Braziliense. Brasília, 19 abr. 2009. Caderno Trabalho & Formação Profissional, p. 1 e 3.

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