quarta-feira, 1 de julho de 2009

TGA I - Resumo: Mudanças? Fique à vontade

Uma pesquisa desenvolvida nos Estados Unidos e Canadá mostrou que 31% dos profissionais daqueles países não sabem lidar com a rotina alterada. Independente de ter uma pesquisa, é certo que parte de trabalhadores tem grande dificuldade de enfrentar mudanças. Diante do inesperado, são poucos os que conseguem encontrar soluções equilibradas, mas alguns conseguem com uma parcela de criatividade.
Uma funcionária de uma empresa multinacional passou por mudanças significativas na carreira após o anúncio do fechamento das agências brasileiras, passando a realizar suas atividades em casa. No início a reação era de dúvidas, mas com o acompanhamento de profissionais que antecederam as mudanças fez com que habituasse à idéia e ambientasse à nova realidade.
A falta de participação e consulta dos envolvidos justifica a dificuldade das pessoas a lidar com mudanças significativas de sua rotina, pois tem a tendência de enxergar negativamente as alterações.
O impacto no emocional do profissional é enorme devido as repentinas mudanças na carreira. Para alguns especialistas, os profissionais precisam estar preparados para isso também, pois não dá para separar as esferas profissional e pessoal.
Para alguns, o inovador é algo desafiador e que possibilita fortalecer-se, mas não é só com isso que conseguirá estar bem colocado no mercado de trabalho. Intensificar-se em cursos como o inglês, realizar contatos com recrutamento de Recursos Humanos, investir muito na rede de relacionamento são passos importantes para trazer boas oportunidades.
O importante é ser flexível, já que é uma característica de profissionais que sabem lidar com mudanças e crises, apesar de poucos, as pessoas tem grande capacidade de adaptação e poderá tirar pontos positivos da experiência.

Redação. Mudanças? Fique á vontade. Correio Braziliense. Brasília, 21 jun. 2009. Caderno Trabalho & Formação Profissional, p. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário