quarta-feira, 1 de julho de 2009

TGA I - Trabalho: Andragogia

INTRODUÇÃO

O termo andragogia foi utilizado pela primeira vez por um professor alemão Alexander Kapp, em 1833, para descrever a teoria educativa de Platão. Mas, com o tempo, caiu no esquecimento. Anos mais tarde, no princípio do século XX, se volta a mencionar este conceito por Eugen Rosenback, referindo-se ao conjunto de elementos curriculares próprios para educação de adultos como: os professores, métodos e filosofia.
A partir da década de 70, a Europa e América do Norte, começam a se referir a este termo com mais freqüência, como sendo especificamente os métodos, técnicas, fins e todo currículo destinado à educação integral da população adulta.
Nos últimos tempos, se tem dado uma grande importância aos estudos sobre a Andragogia, ao ponto, de existirem cursos para professores em Andragogia como na Universidade de Rafael Urdaneta, que propõe como objetivo, formação de profissionais para identificação, evolução e solução dos problemas, que são encontrados na educação de Adultos, no contexto de um desenvolvimento integral, que visualize o adulto na situação de aprendiz, como indivíduo capaz de contribuir na realização profissional de crescimento pessoal e intervenção comunitária e social.
Entre os materiais que falam sobre esta formação, se incluem a Psicologia do Aprendizado do Adulto, Estratégias Metodológicas da aprendizagem do Adulto, Andragogia no Contexto Social, Bases Teóricas da Andragogia, Geração de projetos de Investigação em Andragogia I, Programas Andragógicos I e II. O título que se outorga e o do “ Magister Scientiarum em Andragogia”.
A Andragogia veio para revolucionar a sociedade, ou seja, transformar o adulto, em super adulto. O método andragógico, favorece e estimula o adulto a aprender, eles estão dispostos a iniciar um processo de aprendizagem, desde que compreendam sua utilidade. O adulto precisa saber o que está estudando, para que está estudando e se irá favorecer-lhe futuramente. Precisamos nos alertar para o fato de que o adulto já tem uma bagagem de vida, ele precisa apenas estar reforçando seus conhecimentos e para isso é necessário, alguém que tenha um conhecimento a mais que ele.
O desafio maior ao lidar com a aprendizagem de adultos, é entrar em contradição com os seus conhecimentos e fazer-lhe concordar com algo que discordava e discordar de algo que concordava. É importante, que o adulto sinta a necessidade de aprender algo novo e não o faça por fazer.

A Andragogia proporciona a oportunidade para que o adulto que decide aprender, participe ativamente em sua própria aprendizagem e intervenha nas rotinas e programas, bem como na realização e evolução de suas atividades educativas, em condições de igualdade com seus companheiros, participantes e com seu professor. Isto associado a um ambiente, de aprendizagem adequada, determinada como o que poderíamos chamar de boa práxis andragógica.
Ao trabalhar com a aprendizagem de adultos, devemos tomar bastante cuidado para o fato de que não podemos mostrar uma realidade que não é a dele, pois ele possui saberes, ele sabe fazer, ele consegue descobrir como fazer, ele tem noção do nervosismo, ele sabe a importância de manter a calma, por pior que seja a situação, ele sabe também, que na grande maioria das vezes, não tem controle sobre suas atitudes e emoções.


ANDRAGOGIA E ARTE DE ENSINAR AOS ADULTOS

Andragogia (do grego: andros - adulto e gogos - educar), é um caminho educacional que busca compreender o adulto. A Andragogia significa, “ensino para adultos”. Andragogia é a arte de ensinar aos adultos, que não são aprendizes sem experiência, pois o conhecimento vem da realidade (escola da vida). O aprendizado é factível e aplicável. Esse aluno busca desafios e soluções de problemas, que farão diferenças em suas vidas. Busca na realidade acadêmica realização tanto profissional como pessoal, e aprende melhor quando o assunto é de valor imediato. O aluno adulto aprende com seus próprios erros e acertos e tem imediata consciência do que não sabe e o quanto a falta de conhecimento o prejudica. Precisamos ter a capacidade de compreender que na educação dos adultos o currículo deve ser estabelecido em função da necessidade dos estudantes, pois são indivíduos independentes autodirecionados.
Na Andragogia a aprendizagem adquire uma particularidade mais localizada no aluno, na independência e na auto-gestão da aprendizagem, para a aplicação prática na vida diária. Os alunos adultos estão preparados a iniciar uma ação de aprendizagem ao se envolver com sua utilidade para enfrentar problemas reais de sua vida pessoal e profissional.
A circunstância de aprendizagem deve caracterizar-se por um "ambiente adulto". A confrontação da experiência de dois adultos (ambos com experiências igualadas no procedimento ativo da sociedade), faz do professor um facilitador do processo ensino aprendizagem e do educando um aprendiz, transformando o conhecimento em uma ação recíproca de troca de experiências vivenciadas, sendo um aprendizado em mão dupla. São relações horizontais, parceiras, entre facilitador e aprendizes, colaboradores de uma iniciativa conjunta, em que os empenhos de autores e atores são somados. A metodologia de ensino e aprendizagem fundamenta-se em eixos articuladores da motivação e da experiência dos aprendizes adultos.
Nesse processo os alunos adultos aprendem compartilhando conceitos, e não somente recebendo informações a respeito. Desta coexistência e participação nos processos de decisão e de compreensão podem derivar contornos originais de resolução de problemas, de liderança, identidades e mudanças de atitudes em um espaço mais significativo.
Em classes de adultos é arriscado assinalar quem aprende mais: se o professor ou o estudante. Na educação convencional o aluno se adapta ao currículo, mas na educação de adulto, o aluno colabora na organização do currículo. A atividade educacional do adulto é centrada na aprendizagem e não no ensino, sendo o aprendiz adulto agente de seu próprio saber e deve decidir sobre o que aprender. Os adultos aprendem de modo diferente de como as crianças aprendem. Portanto é essencial que os métodos aplicados também sejam distintos. A finalidade é o de propor como o adulto aprende, não avaliar sua capacidade de aprendizagem. A aprendizagem procede mais da participação em tarefas , do estudo em grupo e da experiência. O papel do educador é facilitar a aprendizagem, enfatizando, nesse procedimento, a bagagem de informação trazida por seus educandos.

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