quarta-feira, 1 de julho de 2009

TGA I - Resumo: Sua carreira em poucas linhas

Aprender a livrar-se de erros cometidos na elaboração de currículo parece não ser uma tarefa fácil, mas é possível, apontam os profissionais.
Apesar de existirem novas técnicas e ferramentas populares, como Orkut, Twitter e uso de vídeo, que ajudam na hora de vender o “peixe”, é o tradicional currículo que chama mais a atenção para que o candidato seja convidado à entrevista presencial.
É grande o número de profissionais, seja recém-formados aos mais experientes, que não sabem organizar os seus dados e acabam facilitando aos recrutadores a adotarem a técnica da eliminação.
A dica de especialistas do Grupo Foco é de que não há uma fórmula exata para a redação do currículo, contudo documento seja atraente e visualmente agradável, mas os itens a serem ressaltados nele são diferenciados entre um jovem de 20 anos e os de um experiente profissional. Outra dica é de que um currículo muito extenso e detalhado demais torna-se muito cansativo para quem o lê e pode não ter apresentado o principal, que são os objetivos profissionais.
Para um recrutador identificar os atrativos de um profissional, basta o cartão de visitas, ou seja, o nome, idade, principal área de interesse, descartando se é casado, se tem filhos, pois o importante é o objetivo principal, telefone, e-mail. A síntese das qualificações é uma das receitas de sucesso, destacando o que domina e dados sobre os resultados apresentados nas empresas onde trabalhou.
Outra grande dificuldade enfrentada pelos experientes é saber escolher quais experiências deve fazer parte do currículo. A dica àqueles que foram promovidos várias vezes é optar pelo tipo cronológico. Aos de carreira estável, deve-se optar pelo tipo cronológico funcional, ou seja, aliar a experiência profissional ao cargo. No portfólio não deve citar o porquê da troca de emprego, nem mencionar a idade e procurar postos de acordo com o perfil e tamanho do seu currículo, salienta uma consultora da Catho.

Mendes, Priscila. Sua carreira em poucas linhas. Correio Braziliense. Brasília, 07 jun. 2009. Caderno Trabalho & Formação Profissional, p. 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário